Total de visualizações de página

15 de fev. de 2016

O Lobo Selvagem: Ancestral de Todos os Cães e os Homens Primitivos

               BEM VINDOS 
AO CANINOS E CANINAS!!!
         Cachorro é a nossa paixão.

 
 O Lobo X Homens Primitivos



Ao longo do desenvolvimento de nossa espécie humana,a presença de animais nas proximidades das cavernas e outros gêneros de assentamentos,onde nossos ancestrais viviam,era questão absolutamente frequente e necessária.

Frequente,pela diversidade e abundância de espécies animais. Era necessária,em razão desta mesma presença,significar fonte de alimento,vestimenta e sobrevivência.


Os homens primitivos empreendiam caçadas que muitas vezes,duravam dias e os riscos de morte ou ferimentos graves,era enorme. Dentre todos os predadores que rondavam esses seres,um era especialmente feroz,astuto,poderoso e arquiteto de esquemas de caçadas,absolutamente brilhantes: O Lobo(Canis lúpus).

Este animal representava alto risco para a segurança daqueles seres nômades ou semi-nômades,assim como  também,competiam pelos mesmos alimentos e saqueavam presas daqueles,sempre que possível.Várias ossadas de homens primitivos foram descobertas,observando-se típicas marcas deixadas pelas mordeduras de um Lobo.

Na medida em que o número de elementos aumentava nas tribos,maiores se tornavam as necessidades de obterem alimento,fazendo com que se locomovessem para locais mais distantes,ou simplesmente,realizassem caçadas com muito mais assiduidade,quando todos corriam riscos muito maiores e as baixas se tornavam mais comuns.Vale lembrar,que na aurora do surgimento de nossa espécie,a atividade da agricultura,não era praticada sob nenhuma forma,já que esse processo era total e completamente desconhecido.

Essa frequência alimentar alterada,gerava um número bastante grande de restos que interessavam enormemente aos Lobos: vísceras,sangue,ossos,pedaços de carne e carcaças diversas.

Inteligentes por excelência, os Lobos rapidamente perceberam que quanto maior fosse a proximidade com a futura espécie humana,maior seria a probabilidade de obterem os preciosos restos,à titulo de comida fácil.

Óbvio que sendo uma espécie selvagem,a grande maioria era constituída de animais esquivos e extremamente agressivos.

Uma pequena percentagem desses animais,dentro de cada matilha,se mostrava bem menos agressiva e menos arredia,que outros espécimes.

Isso fez com que esses animais obtivessem uma facilidade muito maior em serem alimentados(à distância),pelos futuros seres humanos.Quando isso não acontecia,bastava fartarem-se com as diversas e abundantes sobras.
Igualmente,os seres primitivos,acostumaram-se com a presença de tais animais,como em uma prática de pseudo adoção ou relacionamento platônico.

As duas espécies,se beneficiaram com essa interessante comunhão: Os Lobos,porquê passaram a movimentarem-se menos para caçar e ainda,tinham à disposição,abrigo,calor e alimento farto.

Os primitivos,porquê,além de companhia diferenciada,conseguiam que as matilhas o protegessem de predadores e um sem número de outros animais,incluindo-se Lobos "inimigos",que constituíam exatamente os Lobos menos sociáveis das redondezas ou Lobos nômades.

Essa parceria deu extremamente certo.Em alguns milhares de anos,outra linhagem de Lobos surgiu,dando origem à uma variação denominada: Canis familiaris(Cão doméstico).Claro que ainda não se tratava de nada que conhecemos hoje em dia,como cão doméstico,propriamente dito,porém,o passo inicial para as futuras transformações,iniciou-se em algum momento,nesta época.

Veremos como ocorreu essa interessante transição de gênero,no tópico:Como Surgiram as Diversas Raças de Cães. 
Acompanhe.



Nenhum comentário:

Postar um comentário