Total de visualizações de página

27 de fev. de 2016

Cães Agressivos ou Donos com Problemas?




 Os Dois Lados da Moeda

Pessoas Desequilibradas ou Cães com Desvios De Comportamento ?





Encontrarmos com certa frequência,cães com desvios de comportamento
Claro que uma boa proporção disso,deve-se à fatores existentes ou latentes na "Psyche" do animal,porém,alguns donos contribuem,fazem parte ou mesmo são os principais responsáveis por um animal ansioso,agressivo,territorial e completamente desequilibrado.

A famigerada posse responsável,também inclui o bem estar do bicho,sob o ponto de vista psicológico. Sempre nos esquecemos de que estamos lidando com um Lobo,que mesmo com milhares de ano de transformações e contato com seres humanos,ainda guardam em sí,várias características e personalidades,dadas aos carnívoros selvagens.

Um cão ou gato,sempre reage ao meio ambiente.A famosa regra da "ação e reação",também funciona com animais e de forma surpreendente.

A regra é que um animal bem tratado,bem cuidado e que recebe aquilo do qual precisa,dificilmente irá se tornar um monstro,exceto sob condições adversas muito específicas. O motivo de eventuais modificações no comportamento do bicho,deve ser investigado e urgentemente corrigido.

Até mesmo cães de pequeno porte,podem se tornar assassinos incontroláveis. 
Em algum momento,já observamos na televisão,YouTube ou outra forma de mídia,elefantes enfurecidos,por exemplo. Normalmente são vítimas de maus tratos e geralmente,animais de Circo.
Coincidência,não?

Sabemos das barbaridades,que ocorrem neste tipo de local de "entretenimento"

Existe um dito popular e verdadeiro,que nos apresenta um bela idéia do que estamos falando: "Cada cão,é a cara do seu dono". Ou ainda: Todo cão,reflete a personalidade de quem o cuida". Variações dessas frases,temos aos montes.

Resumidamente,poderiamos dizer que simplesmente de acordo com o que é oferecido ao animal,pode ser devolvido para os habitantes de uma casa. Amor ou desprezo,carinho ou ódio,atração ou repulsa,receptividade branda ou animosidade exagerada.

Lamentavelmente,muito se ouve sobre ataques de cães,onde o animal é prontamente culpado e julgado pela ação,sem se investigar o motivo de tais ataques.

Determinadas pessoas,completamente despreparadas com a lida e convivência com animais,cometem atos imensamente insanos,violentos,cruéis e execráveis,contra cães,gatos,cavalos e uma série de outras espécies.

Sob maus tratos constantes,é de se esperar que em alguma ocasião,um animal irá devolver uma agressão,causando por vezes,fatalidades ou acidentes gravíssimos,ocasionados por um animal enfurecido.

Não seria a crueldade do dono,imensamente mais "irracional" do que a do próprio animal? Por observação e conhecimento de centenas de relatos,a resposta é um imenso SIM!

Claro que não é possível generalizar. Todo caso tem lá as suas peculiaridades. Em algumas situações,a explicacão ou adoção da lógica,torna-se algo digno para o trabalho de algum Sherlock Holmes de plantão.

Em razão de nossos problemas diários,preocupações,pressões diversas,frustrações e etc.,infelizmente, descontamos nossas tensões naquilo que for mais frágil,inatingível ou supostamente indefeso.

Para que um cão de bom caráter,boa personalidade e equilíbrio,transforme-se em uma fera assassina,um longo caminho precisará ser percorrido. Nada nesse sentido,ocorre de um dia para outro.
Histórico de abusos e agressões das mais variadas,são fatores recorrentes e "justificam" muitos acontecimentos imprevistos e assustadores.

Por motivos absurdos como estes,a raça Pitbull foi e é até hoje,criticada e injustiçada.Sempre se considera a ação do animal,nunca os motivos que o levaram à cometer uma determinada agressão ou ataque fatal.

Se encontramos animais nocivos e problemáticos,por outro lado,registramos em número muito maior,pessoas com sérios problemas psicológicos,personalidade cruel,caráter duvidoso e capazes de cometer atos que nem de longe,lembraria a boa e duvidosa "Inteligência Humana".

Cães com desvios de comportamento,são problemáticos e perigosos. Sobre isso,não poderíamos ter dúvidas.

Mas e os seres humanos loucos,agressivos ou frustrados? O que devemos fazer com eles? 
Enviá-los para um psicólogo somente ou deveríamos jogá-los no Controle de Zoonoses e abatê-los como se fossem um monte de nada?







 

Nenhum comentário:

Postar um comentário