Total de visualizações de página

17 de fev. de 2016

Obesidade Canina.Uma Questão Séria.



Obesidade Canina

Cães Obesos.O que considerar?



Sobretudo na metade do Século passado em diante,a obesidade canina,se tornou algo frequente,em quase todos os Países do Mundo.

Vida sedentária, péssimos hábitos alimentares e a oferta infinita de alimentos saturados por gorduras,sódio e demais incredientes perigosos,indesejáveis e nem um pouco saudáveis,fizeram com que a população mundial,atingisse pesos corporais muito acima,daqueles recomendados.

Cães e gatos ingerem hoje em dia,quantidades absurdas de alimentos conhecidos como "junkie food". Lamentavelmente,boa parte dos donos de pets,passaram à dividir suas guloseimas com os animais domésticos ou compram esses pseudoalimentos somente para oferecê-los aos animais que possuem.

Por consequência,nosso animais domésticos,principalmente,cães e gatos,sofreram com essa anomalia,tendo como vilão,os respectivos donos.

Em primeiro lugar,vejamos o quanto a obesidade canina e felina,pode afetar seriamente a saúde de nossos animais. Alguns dos principais efeitos:
  •  Sobrecarga sobre articulações,rins,pulmões e coração;
  •  No caso da preexistência de doenças articulares,os efeitos serão imensamente maiores;
  •  Dificuldades para respirar e eventuais problemas do trato respiratório,generalizado;
  •  Surgimento de diabetes,ou piora do quadro já instalado;
  •  Pressão sanguínea alterada de forma leve,grave ou gravíssima;
  •  Maior incidência de câncer mamário e urinário;
  •  Surgimento de problemas ou complicações no estômago e intestinos;
  •  Falha no sistema imunológico do animal,se tornando,obviamente,mais propenso à doenças               diversas.
Podemos verificar nas observações acima,que esta condição de animal obeso,é grave,preocupante e expôe o animal a uma série de riscos,que muito provavelmente não existiriam,sob condições normais.

Não é preciso ser um especialista no assunto,para reconhecermos quando o nosso animal apresenta quadro de obesidade. Basta observamos levemente. Formas exuberantes e demasiadamente arrendondadas,já nos indicam esta situação.

Este quadro não é impossível de ser revertido,porém,exige por parte do dono,uma reeducação em seus hábitos.Tanto dele,quanto do animal.

Existe uma "cultura" popular que taxa todo animal "gordinho","fofinho" e coisas desse tipo,como  bonitinhos,engraçados ou mesmo que essa aparência,reflita saúde. Já sabemos que isso não é assim. Nenhum animal ou ser humano,pode desfrutar de saúde plena tendo excesso de gordura e sobrepeso.

Procedimentos que Poderão Diminuir a Obesidade do Animal:

1)  - Corte imediatamente,toda e qualquer guloseima oferecida ao bicho.
2)  - Mantenha a quantidade diária de ração,porém,procure fracioná-la ao longo do dia.
3)  - Adote se possível,ração específica para cães obesos. Elas são menos calóricas.
4)  - Substitua alguma possível refeição intermediária,por legumes ou frutas não ácidas.
5)  - Promova exercícios diários ao se cão ou gato. Longas caminhadas,deverão ser adotadas.
6)  - Ofereça muita água ao animal. 
7)  - Junto ao seu Médico Veterinário,obtenha uma tabela com o programa de alimentação e controle de perda de peso. Isto irá te auxiliar para comprovar ou não,os resultados esperados.
8)  - Quando finalmente o quadro for revertido,não descuide novamente e jamais ofereça guloseimas e alimentos,que o animal não precisa e nunca precisará.
9)  -  Se achar que deve oferecer um "presentinho" ou recompensa ao animal,forneça somente alimentos indicados para cães e gatos,sem exagerar na quantidade. Encontrará boas opções,em lojas especializadas. 
10) -  Peça ao seu Médico Veterinário,exame de sangue e urina,para se eliminar a hipótese de diabetes no seu cão. 

Animais castrados,portadores de Diabetes ou com tumores cerebrais,apresentam uma maior incidência de obesidade,se comparados à outros animais excluídos destas condições.

A solução para a obesidade canina,pode ser apenas um questão de reeducação alimentar. Seu cachorro ou gato,voltará então à desfrutar de uma vida mais saudável e feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário