Total de visualizações de página

18 de fev. de 2016

Por Que Meu Cachorro Come Grama?




 Meu cachorro: Um cão ou uma vaca?

Por que meu cachorro come grama?

 
Seu cachorro está comendo salada de grama? Calma. Podemos garantir que seu cão não tem a pretensão em se tornar um bovino,nem tampouco,você deverá se mudar para uma Fazenda ou Sítio,só por causa disto.

Nossos avós,sempre diziam: Se esse cachorro está comendo grama,deve ter vermes!

Mesmo não havendo exatamente uma comprovação Científica sobre essa questão,o fato é que muitos animais,acometidos por vermes comem sim,uma boa quantidade de grama quando possível.

Seu cão não é 100% carnívoro,apesar de ser essencialmente um Lobo. Eles apreciam outros gêneros de alimentos,incluindo o seu biscoitinho do chá da tarde(por favor,não forneça alimentos não apropriados ao seu animal).

A ingestão de vegetais ricos em fibras,ajudam o animal na formação do bolo fecal e seu trânsito pelos intestinos.

Existe no mercado especializado,grama específica para que eles se fartem deste material. Uma ótima opção para aqueles que residem em apartamentos,por exemplo.

 Aquela grama existente em parques ou áreas públicas,é altamente desaconselhável para ser oferecida ao seu fiel amigo. Por esses locais,animais vermifugados e não vermifugados circulam livremente. Sendo assim,fácil é imaginar que a probabilidade dele ser infestado por vermes e carrapatos,é altíssima.

Importante lembrar que uma possível contaminação,também  ocorrerá,se o seu cão dividir a vasilha de água ou comida,com cães estranhos ou que você não tenha certeza de que é bem cuidado. Se quiser dar as boas vindas nesse sentido,use vasilhas diferentes.Nunca aquelas que são de uso exclusivo do seu cão.

Se não notar comportamento anormal no seu cachorro,como diarréias frequentes,dificuldades respiratórias,vômitos diários e etc,não precisa se preocupar. Fornecer cenoura ou uma maçã,por certo proverá o bicho com toda a fibra de que ele precisa.

Por outro lado,verificando irregularidades,procure o seu Médico Veterinário,e informe-se sobre o correto medicamento que deve fornecer e em qual dosagem. Se for possível,leve uma amostra das fezes,para que o Médico avalie melhor. Um exame laboratorial é sempre interessante e muitas vezes,indispensável.

A eliminação dos Endoparasitas(vermes),é coisa simples de ser conseguida, mas de vital importância ao animal.A existência desses invasores,pode causar uma série de sintomas por certo desagradáveis,como tontura,diarréia,danos ao coração,pulmões e vários outros órgãos.

Por coincidência ou não,após a vermifugação,a procura do animal por grama,diminiu bastante. 

Um dos motivos é que os vermes causam bastante irritação intestinal. Pela lógica,quando o cão come grama,os efeitos dessa irritação são diminuídos,porque uma pequena percentagem dos vermes,são expulsos das paredes intestinais,por ação mecânica,no momento da passagem das fezes ricas em fibras.

Seria como se as fibras lixassem as paredes do intestino,provocando o despreendimento dos vermes,o que faz com que você os vejam.

Claro que não adianta você prover "toneladas" de grama ao seu cão,imaginando que todos os vermes serão eliminados por este processo mecânico. Não tem como! A capacidade de reprodução dessas criaturas é imensa. 

Para cada punhado que saiu junto com as fezes,dezenas e dezenas permanecem,produzindo diariamente,uma quantidade absurda de ovos e tendo também,muitas larvas eclodindo de tempos em tempos. Não dá para vencer essa batalha. 

Somente com o uso de medicamento adequado,seu cão se livrará de algo tão nocivo.










Nenhum comentário:

Postar um comentário